Tipo de Media TEXTO

Fonte de tipografia:
Tipografia é uma ferramenta essencial do design gráfico, e tem extrema importância na construção do seu branding. Isso porque ela é capaz de representar, graficamente, valores e posicionamento da empresa, além de despertar sentimentos e percepções do público.Por isso, uma tipografia mal utilizada é um grande tipo no pé, e pode levar sua estratégia de marketing por água abaixo. Mas você sabia que, na verdade, tipografia é um tipo de impressão? Com este artigo, você vai aprender tudo sobre essa área de estudo.
O que é a tipografia?
Tipografia é, na verdade, a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte, ou a letra. Antigamente, usavam-se as letras em moldes de ferro, por exemplo, para imprimir as palavras. Com o processo, era natural que o papel acabasse com uma textura, algo como um relevo baixo, em função da batida da impressão.

Tipo de fontes(fonte tipográfica):
Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Ale, ou fonte negrito, fonte itálica. A utilização do anglicismo fonte com o sentido de tipo se deve principalmente à disseminação desde a década de 80 por usuários de computadores anglicizados e por programas Microsoft adaptados para o português, a partir do termo inglês fonte (do latim fundita, do verbo fundere, fundir), que tem uma origem diversa da origem da palavra fonte do português (do latim fonsfontis, à qual corresponde fount ou fountain em inglês). Embora o processador de texto Microsoft Word e não só na versão portuguesa de Portugal use a expressão "tipo de letra" em vez de fonte, as duas nomenclaturas são perfeitamente aceitas e corretas, sendo o termo fonte, em particular, muito mais usado e difundido no Português do Brasil.
Fontes Bipmapped:
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. 
Fontes escaladas( type 1, true type, open type):

As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.

As fontes foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do Postsript
As informações das fontes TYPE1 são guardadas no windows, em 2 ficheiros:
PFB (Printer Font binary) -  extensão para o tipo de fonte Postsript Type1. Contêm informação sobre os contornos dos caracteres;

Imagem relacionada

Fontes com serifa e sem serifa:
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk) ou gothik.[2] A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Tradicionalmente os textos serifados são utilizados em blocos longos, enquanto textos sem-serifa caem em textos mais curtos.

Resultado de imagem para fontes com serif

22. Fontaine

fontes modernas condensadas e bonitas FontaineFontaine é uma das fontes modernas inspiradas no estilo Art Deco. Também inspirada em histórias de detectives e chamadas de anúncios antigos. É uma fonte que de adequa perfeitamente para títulos de cartazes de filmes. E claro, uma fonte fácil de ler e que transmite um certo efeito de “drama”.
Autor da fonte: Freebies PSD.

Nuvem de palavras:



António Portela!





Comentários